Monday 31 March 2014

Temos o dever patriótico de aprender o português

Ceremónia de Entrega de Certificado - Curso Língua Portuguesa

Bom dia a todos.

Excelências

Senhores e senhoras.

Estamos todos reunidos hoje aqui, para celebrar uma ceremónia de entrega de certificados de conclusão de curso da língua portuguesa, que foi frequentado pelo os funcionarios do Ministério e foi dado pelo o Governo Brasileiro atraves do Programa de Qualificação de Língua Portuguesa.

Senhores e senhoras

"O portugues em Timor é como o capim. Está em toda parte, enraizado e está no coração do povo Timorense". E por isso, com o apoio do doador, como o Brazil, "faz renascer a língua portuguesa em Timor".

Quando falamos sobre o apoio do Brasil, lembro-me um deputado federal, o saudoso João Hernmann Neto, quando era presidente da comissão parlamento de amizade Brazil-Timor.

Ele disse e eu cito “o brasil, o maior país de língua portuguesa do mundo, tem uma imensa responsabilidade para com o Timor”. E na minha opinião o Brasil está a cumpri-la muito bem.

O governo brasileiro, atraves da cooperação brasileira, desde inicio da nossa independencia, continua dar o apoio ao Timor, quer na forma financiamento e tanto na forma asisténcia técnica.

Alguns deste apoio, se não me enganho, começou com a formação dos professores na língua portuguesa no Ministério da Educação, e agora extende-se aos funcionarios públicos dos outros ministérios, começando com o Ministério das Finanças.

E por isso, em nome de todos os meus colegas, agradecemos o governo brasileiro por seu apoio.

Agradecemos tambem o Ministério das Finanças que nos deu esta rara oportunidade.

Agradecemos os professores, especialmente a professora Arizângela Figueiredo, por sua dedicação e paciência. 

Agradecemos o senhor Augusto e seu equipe e outras pessoas que não consigo mencionar todo aqui.

Esperamos que a nossa boa cooperação se mantena. E prometemos que em 2014 vamos fazer melhor do que o ano pasado.

Para concluir, quero fazer lembrar aos meus colegas, que nós, como a nova geração, temos "o dever patriótico, eu repito, o dever patriótico", de aprender o português.

A luta continua.

Obrigado.

 

BARRIERS TO LONG-TERM FINANCING AT AFFORDABLE RATES: INTRODUCING A NATIONAL DEVELOPMENT BANK TO SUPPORT TIMOR-LESTE PRIVATE SECTOR DEVELOPMENT

BARRIERS TO LONG-TERM FINANCING AT AFFORDABLE RATES: INTRODUCING A NATIONAL DEVELOPMENT BANK TO SUPPORT TIMOR-LESTE PRIVATE SECTOR DEVEL...